Confira o Instituto Educacional Encontros da Cidade

nas Mídias Especializadas e Portais de Referência em Todo o Brasil

 

 

TOQUE/CLIQUE NO LOGOTIPO E SEJA REMETIDO ÀS MATÉRIAS E NOTÍCIAS SOBRE O INSTITUTO.

Mentor-e-mentorados-2.jpg

 

Compartilhamento de conhecimento e troca de experiências conferem dinamismo e interação a curso presencial conduzido pelo advogado condominialista Cristiano De Souza Oliveira.

 

Por Isabel Ribeiro  22 jun 2023 

 

A vida de um condomínio perpassa pelas assembleias, movimento obrigatório no Código Civil, indispensável para tomada coletiva de decisões, prestação de contas, eleições de gestores, entre outras demandas. Às vezes, tais eventos são vistos com desdém pelo morador, que pouco se dá ao trabalho de comparecer; noutras, são palco de situações conflituosas, para dizer o mínimo. E, não raro, algum condômino sem entender o conceito de propriedade compartilhada lança na reunião pérolas do tipo: “Por que pagar pela reforma da churrasqueira se eu sou vegano?”.

 

Para que uma assembleia ocorra de maneira enxuta, precisa, bem-sucedida e incontestável, cabe ao síndico adotar estratégias de convocação, engajamento, apresentação e aprovação da ordem do dia. O síndico necessita posicionar-se de maneira assertiva frente à massa condominial, sendo indispensável munir-se de conhecimento. São tantos os detalhes assembleares que foram tema do primeiro curso denominado “Mentoria Em Assembleias Condominiais”, conduzido por Cristiano De Souza Oliveira, advogado condominialista e consultor jurídico há 27 anos.

 

O evento educacional aconteceu nas dependências do Senac – Aclimação, durante quatro sábados, sendo 17/06 o último deles. O curso reuniu um público heterogêneo, mas com o segmento condominial como denominador comum, composto por síndicos experientes e iniciantes, advogados, profissionais de administradoras e até dessa que vos escreve, jornalista da revista Direcional Condomínios. O formato adotado contribuiu para a apresentação do conteúdo, interação entre os presentes e assimilação das informações.

 

“A Mentoria permite ao participante uma aproximação da teoria com a prática. Além de analisar casos reais, o mentorado consegue realizar a conexão entre leis, convenção e regimento de acordo com as situações apresentadas, que fazem parte da realidade assemblear em condomínios. Fora, obviamente, da positiva troca de experiências e vivências entre todos”, esclarece Maria Isabel da Silva, diretora pedagógica do Instituto Encontros da Cidade, responsável pela realização e suporte do curso.

 

Para a síndica profissional Luiza Paulino, uma das mentoradas, a experiência foi bastante válida. “O Dr. Cristiano tem muito conhecimento e uma forma tranquila de transmiti-lo, então achei bem interessante esse modelo de mentoria porque nos aproxima mais dele, a gente fica mais à vontade para questionar, fazer perguntas. Há uma troca enriquecedora não só com o mentor, mas com os demais mentorados também, que participam com relatos de casos ocorridos em seus condomínios”, avalia. Vale salientar que, de fato, tanto cases quanto dúvidas dos mentores contribuíram para que o mentor abordasse, ainda, questões inerentes aos condomínios como a diferença de fração ideal e coeficiente de rateio; locação por curta temporada; infestação de pragas e controle ambiental; violência nos condomínios.

 

 

Entre os tópicos abordados, houve oportunidade de aprendizado até para quem é experiente no setor condominial, caso do síndico profissional Luís Lopes, que declara. “Mesmo com meus 18 anos de experiência nessa carreira atraente que é sindicatura, eu pude aprender muito e aperfeiçoar ideias; ter entendimento jurídico sobre as leis que norteiam um condomínio foi de suma importância”. Já para Alair Sianga, que está ingressando na sindicatura profissional, a mentoria foi valiosa e educativa. “As apresentações e orientações práticas foram claras, concisas e relevantes. O curso proporcionou uma visão abrangente sobre os aspectos jurídicos, processuais e técnicos, relacionados às assembleias condominiais, garantindo uma tomada de decisão democrática e transparente”. 

 

 

 

 

NOTÍCIA COMPLETA: https://www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/noticias/item/5725-mentoria-em-assembleias-condominiais-forma-1-turma.html 

 

Conheça-nos

 

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas.

Pessoas transformam o mundo".

Paulo Freire

 

 

foto_Isabel_em_foco-removebg-preview (1).png
Prof.ª Maria Isabel

Jornalista, Formada em Pedagogia,

Coordenação e Supervisão Escolar.

Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior.

Gestora em Negócios Imobiliários.

Avaliadora de Imóveis  (CNAI 23495).

Gestora em projetos Sociais.

Mediadora pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) Professora de Diversos Cursos das Áreas Condominial e Imobiliária.

Idealizadora do Instituto Educacional Encontros da Cidade (IEC)

 

 

 

 

 

20210809_145847_1__1_-removebg-preview (2).png
Dr. Cristiano De Souza Oliveira

Advogado Condominialista e consultor jurídico

há  26 anos.

Mediador Judicial e Privado cadastrado perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Integrante do Grupo de Excelência de Administração Condominial – GEAC do CRA/SP

Autor do livro editado pelo Grupo Direcional

"Sou Síndico, E agora?

Reflexões sobre o Código Civil e

a Vida Condominial em 11 lições".

Colunistas em diversas Revistas e Jornais do segmento.

Professor de Diversos Cursos das Áreas Condominial e Imobiliária.

 

 

 

 

Quer enviar a sua contribuição para o Canal Aberto?

Saiba quais são as vantagens e benefícios em ser um Parceiro ou Apoiador do Instituto Encontros da Cidade